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A Liderança Emocional

Daniel Goleman, referência mundial no tema, afirma que a Inteligência Emocional contribui com 80 a 90% das competências que distinguem líderes excelentes de medianos!

A inteligência emocional é a capacidade de compreendermos e gerirmos as nossas emoções. Esta tornou-se uma competência chave no mundo moderno, volátil e em constante mudança.

Promover a gestão das emoções nas organizações traz benefícios pragmáticos, como uma melhor cooperação entre os elementos da equipa, aumento da capacidade de resiliência e gestão de stress, de adaptação à mudança e resposta a novos desafios, aumentando a motivação e alinhamento e traduzindo-se num ambiente de trabalho profícuo, resultando em maiores índices de produtividade e eficiência.

Ao longo deste artigo, vamos abordar:

  • 5 características de uma liderança emocional
  • Os 6 tipos de liderança emocional
  • Como se tornar um líder emocional?


“Liderança não é um dom, mas sim uma habilidade como qualquer outra que pode ser aprendida e ensinada.”

As 5 características da liderança emocional

Os 5 pilares ou componentes da inteligência emocional são:

  1. Autoconsciência ou Consciência emocional é a capacidade de nos auto avaliarmos e reconhecermos as nossas emoções e perceções, e o seu impacto sobre os outros;
  2. Autogestão ou Autocontrolo é a capacidade de controlarmos e redirecionarmos os nossos impulsos e termos a capacidade de pensar antes de agir, procurando a melhor solução que sirva a parte e o todo;
  3. Auto motivação passa por trabalharmos e alinharmos um Propósito, reconhecermos e comemorarmos as conquistas, sermos comprometidos com os objetivos e resultados, assumindo responsabilidade sobre os mesmos, termos espírito de iniciativa  e resiliência, sermos consistentes e perseverantes;
  1. Empatia não é mais do que nos colocarmos na posição do outro, sendo compreensivos e conectarmos com a perceção dos outros, colaborarmos com o grupo de trabalho, prestarmos auxílio e orientação, promovermos a diversidade e a consciência emocional de grupo;
  2. Habilidades ou competências sociais prendem-se com a capacidade de persuasão e influência de forma positiva, comunicarmos de forma assertiva, capacidade de lidarmos com conflitos, liderarmos processos de mudança, cooperarmos e construirmos “laços” e afinidades entre as pessoas, construindo relações de confiança e duradouras.


Os 6 tipos de liderança emocional

O conceito de liderança emocional foi criado por Daniel Goleman, Richard Boyatzis e Annie Mckee no livro Primal Leadership.

O  líder de excelência conhece e domina cada um dos estilos de liderança emocional e sabe o momento certo de incorporar cada um deles.

Cada estilo tem características próprias, no entanto, todos têm por base a gestão emocional das equipas e só a combinação de todos os estilos, estimulando algum em particular nas circunstâncias certas,  resultam nos melhores resultados individuais e de grupo.

Segundo os autores, os estilos de liderança emocional são:

1. Autoritário
Este estilo de liderança prende-se com a firmeza e a assertividade quando é preciso tomar decisões difíceis e orientadas, sendo diretivo com a equipa na concretização das metas e objetivos ambiciosos, disruptivos ou desafiantes, e alavancando as competências certas para atingir os resultados. 

2. Coach
É o estilo de liderança que se preocupa em alinhar o propósito e os objetivos das pessoas com os da organização, empoderando-os e criando relações de afinidade. Promove o sentido de pertença e o reconhecimento da equipa, fazendo com que contribuam de forma mais proativa e eficiente.

3. Liberal
O estilo  liberal promove a autonomia e as competências da equipa, dá espaço para que cada um tome as suas próprias decisões, promovendo o espírito de iniciativa e a criatividade dos colaboradores, ao sentirem-se reconhecidos e apoiados.

4. Democrático
O estilo democrático valoriza a contribuição de cada elemento integrante da equipa e é fundamental para conseguir consensos e progredir.

Este perfil facilita a mediação de conflitos, “puxa” pela equipe em momentos difíceis e melhora o relacionamento entre as pessoas

5. Visionário
O líder visionário partilha as visões e os sonhos com as pessoas da sua equipa. O que proporciona um alinhamento e sentido de grupo que é essencial para momentos desafiantes de adaptação rápida à mudança e que exigem uma perspetiva nova com orientações claras, através duma gestão transparente.

6. Situacional
O líder situacional é capaz de tomar decisões e dar instruções claras em situações de crise/emergência, dando a segurança necessária para manter a equipa centrada e forte.

 

Como se tornar um líder emocional?

Um excelente líder é aquele que exerce a sua liderança baseada nos pilares da inteligência emocional e utiliza-os tanto para benefício próprio, para conhecer e gerir as suas próprias emoções, como os pratica nos seus relacionamentos e os incute aos seus liderados.

Os líderes desempenham um papel emocional fundamental dentro da organização. São responsáveis por conduzir as emoções dos seus liderados na lógica da psicologia positiva, promovendo-os e motivando-os à sua melhor versão e incentivando-os a sair das suas zonas de conforto.

No ambiente corporativo, os profissionais são expostos a diversos fatores que geram stress, frustrações, sobrecarga e outras emoções negativas, a par de todos os desafios pessoais. O que tem impacto na produtividade e motivação da equipa.

O atual desafio do trabalho remoto, torna ainda mais crítica esta necessidade de uma efetiva liderança emocional, atentos à distância física e dificuldade acrescida de olhar e sentir as pessoas presencialmente.

Uma Liderança efetiva não está centrada exclusivamente nos interesses corporativos da Organização mas também na individualidade de cada Ser que dela faz parte.

Para além de promover a melhoria contínua em ambiente colaborativo, a ética profissional e os Valores da empresa, desenvolvendo as competências de equipa através do compromisso e responsabilidade coletivos, crescimento e alinhamento profissional, recompensa e reconhecimento, trata-se de trabalhar e desenvolver as competências comportamentais e de inteligência emocional individuais e de grupo que abordamos anteriormente.

Só assim teremos colaboradores e equipas verdadeiramente realizados, motivados e felizes e organizações de sucesso e sustentáveis!

Seja um Líder genuíno e Inspirador, o que não significa ser forte o tempo todo mas permitir-se ser vulnerável, Ser Humano!

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