O Balanced Scorecard
- Conceito e Características
Na sequência de um estudo encomendado em 1990 por 12 grandes empresas norte-americanas, no intuito de ser desenvolvido um novo sistema de avaliação de desempenho, que substituísse o sistema tradicional, baseado em indicadores financeiros, Robert Kaplan e David Norton desenvolveram o conceito do Balanced Scorecard (BSC) , que foi publicado em 1992 na Harvard Business Review.
Este conceito que tem evoluído até aos dias de hoje, procura dar uma visão global e integrada (balanceada) da organização (unidade de negócio, empresa), assente em quatro perspetivas, interligadas entre si por relações causa-efeito.
Essas perspetivas são:
- Financeira
- Clientes
- Processos internos
- Aprendizagem e desenvolvimento organizacional
O modelo, para além da tradicional perspetiva financeira, passou a integrar na avaliação do desempenho organizacional, três novas perspetivas de caráter não financeiro, relacionadas com ativos intangíveis, mas que são fundamentais para o bom desempenho financeiro futuro (Russo, 2009: 23).
Por outras palavras, a satisfação dos clientes, as quotas de mercado, a inovação dos produtos e dos serviços, a qualidade dos processos internos, o conhecimento e a satisfação dos colaboradores, são exemplos de fatores (internos e externos) determinantes para se alcançarem os objetivos financeiros.
Por sua vez, o sucesso financeiro determina o sucesso destas três perspetivas, criando-se assim um ciclo de interdependência de variáveis financeiras e não financeiras.
O incumprimento de um ou mais objetivos no âmbito de uma das perspetivas condiciona o seu funcionamento, bem como das outras, originando um desequilíbrio do BSC e, consequentemente, o afastamento dos objetivos estratégicos definidos de acordo com a missão e visão da organização.
A perspetiva financeira centra-se nos indicadores, transmitindo uma visão do passado – o que já aconteceu.
As outras três perspetivas – clientes, processos e aprendizagem – contêm elementos que permitem à organização planear o seu horizonte de longo prazo – o que queremos que aconteça.
O modelo, para além do equilíbrio e das relações causa-efeito entre os objetivos fixados nas quatro perspetivas, tem como pressuposto o equilíbrio entre as metas de curto prazo (operações) e a visão de longo prazo (estratégia).
O balanced scorecard pretende ligar o controlo operacional de curto prazo, com a visão e estratégia de longo prazo, focalizando a atenção dos responsáveis nos fatores críticos para a implementação da estratégia, o que permite aos gestores acompanhar a evolução do negócio e a implementação estratégica nestas quatro perspetivas diferentes.
O BSC é assim uma ferramenta que ajuda a estabelecer o foco da organização, a melhorar a comunicação, a estabelecer objetivos organizacionais e a promover o feedback sobre a estratégia.
- Metodologia do Balanced Scorecard e a sua implementação
A metodologia BSC enfoca o seu funcionamento na importância das relações causa e efeito, entre as quatro perspetivas (financeira, clientes, processos e aprendizagem), objetivos, metas e indicadores, obrigando os gestores a fazerem escolhas e a tomarem decisões na prossecução dos objetivos e, consequentemente, na realização da visão estratégica da organização.
Na criação do BSC, os executivos devem escolher um conjunto de medidas que:
(1) reflitam com precisão os fatores críticos determinantes do sucesso da estratégia da empresa;
(2) mostre as relações causa- efeito entre as medidas individuais, indicando como as medidas não financeiras afetam os resultados financeiros no longo prazo e;
(3) forneça uma visão ampla sobre o estado da empresa.
Um objetivo pode ser definido como: a descrição concisa sobre o que uma organização tem que fazer bem, tendo em vista executar a estratégia.
Uma meta pode definir-se como: um resultado de performance desejado.
As metas atribuem significado aos resultados obtidos através dos indicadores de performance.
Um indicador (ou métrica): é um standard utilizado para medir e comunicar a performance, tendo como referência metas fixadas.
Os indicadores têm normalmente natureza quantitativa – números, valores monetários, tempos, percentagens, etc.
O conceito iniciativa pode ser definido como: as ações, atividades, programas ou projetos que as organizações têm que desenvolver para atingirem metas de performance.
O desenvolvimento das iniciativas e concretização das metas, medidas através dos indicadores adequados, permitem atingir os objetivos fixados em determinada perspetiva.
A concretização dos objetivos em todas as perspetivas, devidamente articulados entre si, em termos de causa-efeito, constitui a base para se atingirem as prioridades fixadas.
O conjunto de todas as prioridades estratégicas (ou temas estratégicos) constitui a estratégia global formulada, cujo objectivo final é atingir a visão.