Retenção de Talentos e Diversidade Geracional
Tendo como ponto de partida uma Liderança que promove a melhoria contínua e o ambiente colaborativo, a ética profissional e os Valores da empresa, desenvolvendo
A Consultoria aponta processos ineficientes e sugere soluções.
Segundo Peter Block (1991), ”o consultor é uma pessoa que, por sua habilidade, postura e posição, tem o poder de influência sobre pessoas, grupos e organizações, mas não tem poder direto para produzir mudanças ou programas de implementação”.
Os Consultores colocam ao serviço dos seus clientes soluções, estratégias e processos para adquirirem capacidade competitiva, expandir a sua atividade para outros mercados e tirar proveito das novas tecnologias. A Consultoria tem por objetivo diagnosticar situações e dar soluções otimizadas que respeitem, além dos investimentos já realizados, os valores culturais e tecnológicos de cada instituição. São desenvolvidos estudos, avaliando-se as necessidades atuais e futuras do cliente e elaborados projetos personalizados que definem a arquitetura de sistema e de todos os componentes da solução a ser adotada. O Consultor elabora relatórios! Dá as respostas! É um especialista na matéria! Assegura e garante o trabalho.
A Consultoria é, basicamente, uma atividade que aponta caminhos mas não basta saber o que fazer, é preciso saber como, e esperar que o cliente queira fazer algo. O comportamento de um Consultor deve exteriorizar valores mas poucas emoções, ser um profissional de diagnóstico e formulação de soluções acerca de um assunto ou especialidade, que domina e tem o verdadeiro conhecimento. É então usual vermos muitos consultores manterem-se dentro das empresas mesmo após o estudo. De facto eles são os únicos que sabem fazer o que é preciso.
As habilidades do consultor devem estar focadas preferencialmente nos métodos e instrumentos utilizados, na partilha de ideias e informações sobre a empresa, na criação de um clima favorável, na gestão dos recursos disponíveis e na motivação. O consultor empresarial deve saber também quais as melhores formas de se realizar a recolha de dados para posterior diagnóstico, dentro de cada tipo de organização, observando as suas políticas e valores, antes mesmo de iniciar seu trabalho. Ele deve manter-se alinhado com a cultura organizacional onde está a realizar a consultoria, e respeitá-la. Isso vai garantir uma relação tranquila com a empresa-cliente, gerando sempre resultados positivos, que podem resultar em contratações futuras por essa mesma organização e por outras que podem ter conhecimento dos bons resultados
A origem do Coaching
Já no século XIX, por volta de 1830, em Oxford, Inglaterra, a palavra coach era usada para identificar professores e tutores particulares que, apesar de não serem efetivos na instituição, acompanhavam alunos e os preparavam para as provas.
A contribuição da Psicologia no surgimento do Coaching
A partir do final do século XIX, quando a psicologia começou a emergir da filosofia e de outras ciências sociais, e teorias surgiram sobre treino, motivação e estrutura organizacional, várias abordagens foram levadas a cabo a fim de explicar e auxiliar o ser humano no seu desenvolvimento na área da saúde, mais especificamente na cura de doenças psíquicas.
Na história do coaching, foi nas décadas de 1930 a 1950 que surgem os primeiros conselheiros, profissionais da psicologia organizacional que orientavam e acompanhavam executivos. Além disso, esses mesmos conselheiros passaram a treinar vendedores para que pudessem aumentar os seus resultados.
Anos depois, nas décadas de 1960 e 1970, a psicologia iniciou um processo de transformação, saindo de um modelo básico, voltado para a cura de doenças, e entrando numa vertente de desenvolvimento humano.
Dessa forma, iniciam-se os trabalhos de programas de liderança, focados no desenvolvimento profissional, numa vertente ainda muito ligada à psicologia.
A contribuição da filosofia
Uma contribuição central na história do coaching está na filosofia. Segundo Dorothy, o coaching é uma descoberta guiada por um profissional preparado para isso. “Não é uma instrução, uma orientação, é um acompanhamento de descoberta e de construção de ferramentas e de recursos internos para o indivíduo ter mais estratégias que o ajude a lidar com os desafios do dia a dia”.
Essa descoberta guiada tem origem na filosofia, principalmente na filosofia grega, cujo expoente é Sócrates. “Ele fazia essa descoberta guiada, de não dizer às pessoas o que tinham de pensar, mas de ajudá-las a dar luz às ideias”.
A função do coaching está, a partir daí, em levar o indivíduo ao seu desenvolvimento e aperfeiçoamento.
A função do COACH é alinhar-se com as metas que o cliente quer atingir e colaborar e ajudar a atingi-las, aumentando os níveis de compromisso e responsabilidade do cliente. Ele orienta o cliente na expansão das suas crenças, do seu poder interno, e treina-o nos novos comportamentos e métodos que o apoiam na conquista dos seus objetivos.
O COACH possui a capacidade de administrar mudanças; habilidade em controlar o stress de maneira positiva; aumentar a capacidade de liderança e consequentemente aumentar a produtividade e lucros.
Permite ainda melhorar a qualidade de vida e o ambiente de trabalho, capacitando o trabalho em equipa e a resolução de conflitos.
O foco da interação entre o COACH e o Cliente está nas possibilidades futuras do cliente e como transformá-las em realidade.
O Coaching é um processo estruturado e focado em ações, para ajudar a pessoa a progredir em direção às suas metas mais importantes, conquistar os seus objetivos e criar a sua versão da vida (pessoal e profissional) ideal, através de:
O Coaching funciona também, para aumentar as competências do executivo ou empresário, para que ele se torne um líder mais efetivo e com inteligência emocional mais desenvolvida.
Através de processos de avaliação rápida e estruturada – assessments – O COACH obtém informações relevantes sobre valores, qualidades, capacidade de lidar com stress, liderança, comunicação, áreas que necessitam de maior desenvolvimento, etc, e com base nisso, planeia as áreas que precisam de ser mais treinadas, de maneira a gerar maior eficácia na vida profissional, além de equilíbrio pessoal, com o intuito do cliente alcançar os seus objetivos
Gradativamente, as ações e comportamentos específicos são agendados e treinados, para que o cliente domine as competências necessárias, agregando valor ao seu estilo de liderança. O processo gera mais escolhas de comportamento e maior tomada de consciência e responsabilidade do cliente, pela criação da sua realidade desejada.
As pessoas que passam pelo processo de Coaching, conseguem implementar e manter as novas competências e comportamentos, mesmo após o terminus do treino. Com o Coaching, as pessoas passam pela curva da aprendizagem, consolidam o que foi apreendido e atingem melhores resultados do que os alcançados antes do treino. A pessoa redescobre a sua grandeza, as suas potencialidades, as suas forças e torna-se o agente responsável pela criação da vida que deseja, com resultados extraordinários.
De forma sucinta e como conclusão apresenta-se na Tabela seguinte as diferenças entre o Consultor e o Coach
Como conclusão podemos dizer que o consultor é um especialista técnico ao passo que o Coach é um generalista, parceiro e cúmplice na obtenção de resultados.
A consultoria estratégica é fundamental até que o trabalho seja assegurado pela equipa e gestor/líder na consecução dos objetivos e alinhado com o sistema/método facilitado pelo Coach!
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