A filosofia “Lean” é ideal para as empresas de serviços e indústria que atuam em ambientes extremamente competitivos, com forte exigência na flexibilidade e nos tempos de resposta. Os princípios de funcionamento do Lean são conhecidos por uma variedade de sinónimos: “Lean”, “Lean Thinking”, “Lean Services”, “Lean Manufacturing”, “Lean Production”, “Toyota Production System”, entre outros. Acredita-se que o Lean foi inventado no Japão (mais especificamente, na Toyota), mas o facto é que Henry Ford já utilizava grande parte dos princípios na década 1920-1930.
“Um dos grandes segredos para conseguir que os produtos Ford tenham um preço baixo, é o encurtamento gradual do ciclo de produção. Quanto mais tempo um artigo estiver no processo de produção e quanto mais se movimentar, maior será o seu custo final.” [Henry Ford, 1926]
A designação lean thinking (pensamento magro), como conceito de liderança e gestão empresarial, foi pela usada pela primeira vez por James Womack e Daniel Jones (1996). Desde então, o termo é mundialmente aplicado para se referir à filosofia de liderança e gestão que tem por objetivo a sistemática eliminação do desperdício e a criação de valor. Trata-se de um dos mais bem-sucedidos paradigmas de gestão que o mundo empresarial conheceu.
Uma definição mais atualizada do Lean, de acordo com J. Womack [Autor de “Lean Thinking” e de “The Machine That Changed the World“] é a seguinte:
“Uma abordagem sistemática para a identificação e eliminação de desperdícios (atividades sem valor acrescentado), através da melhoria contínua, fazendo os produtos fluir, sempre que o cliente os “puxa”, na senda da perfeição”. [James Womack e Daniel Jones, 2003]
Um conjunto de ferramentas e métodos práticos foi desenvolvido ao nível operacional para apoiar o pensamento magro. Estas ferramentas incluem, por exemplo, o mapeamento da cadeia de valor: VSM (Value Stream Mapping) que é utilizado para identificar o fluxo de recursos e identificar áreas onde as operações os consomem mas não acrescentam valor na perspetiva do cliente. Este mapa é posteriormente utilizado para gerar ideias que levarão ao redesenho dos processos.
Para que serve?
A filosofia Lean centra-se, essencialmente, na redução de desperdícios para criar fluxo e aumentar a velocidade de resposta (“lead time”) desde o pedido até ao fornecimento do serviço ou produto. Esta filosofia assenta num princípio de melhoria contínua da eficiência dos processos operacionais e de negócio, com consequente aumento da produtividade e redução significativa de custos.
Dos seus pilares de intervenção destacam-se ainda a autonomia e responsabilização de todos os colaboradores, numa ótica de polivalência funcional, sustentada pela gestão e desafio de competências. O objectivo é ganhar flexibilidade e responder rápida e eficazmente aos desafios e problemas existentes.
Essencialmente, é objectivo de uma organização Lean fornecer aquilo que o cliente quer, quando o cliente quer e onde o cliente quer.
O Lean apresenta ainda um forte potencial de aplicação ao nível da Inovação, como metodologia de suporte e complementar na Inovação Organizacional.
Áreas de aplicação
Os princípios, métodos e ferramentas lean aplicam-se aos serviços e à indústria, em ambientes de contacto directo com os clientes ou de níveis indiretos, alto e baixo volume, de “job shop ” e em indústrias de processo contínuo.
Por princípio, qualquer setor económico e atividade são elegíveis para uma incorporação dos princípios lean, tanto na sua plenitude como em atividades específicas e dedicadas, desde um departamento até todos os agentes da cadeia de valor.
Em ambiente de serviços, o lean tem uma intervenção na redução dos tempos de resposta, aumento dos níveis de satisfação do cliente, melhoria da qualidade e fiabilidade de serviço, serviços de assistência ao cliente, otimização de processos organizacionais e redução de desperdícios, nomeadamente do tempo.
Tipicamente na indústria, o lean aplica-se a toda uma unidade de produção ou transformação, com forte incidência ao nível da estabilização dos equipamentos e aumento da produtividade, autonomia dos colaboradores, otimização dos fluxos de informação e materiais, com especial incidência nos inventários.
Pode aplicar o conceito de Lean em qualquer negócio ou processo de produção, desde o fabrico até ao marketing e desenvolvimento de software.
A metodologia lean assenta em 3 ideias simples:
- entregar valor, do ponto de vista do consumidor
- eliminar desperdícios (coisas que não agregam valor ao produto final)
- melhoria contínua
O foco, a melhoria contínua de processos de trabalho, propósitos e pessoas.
Em vez de tentar manter o controlo total dos processos de trabalho e ficar sob o holofote, a gestão lean encoraja a responsabilidade e liderança compartilhadas.
Por isso, os dois principais pilares da metodologia lean são:
Afinal, uma boa ideia ou iniciativa pode nascer de qualquer nível da hierarquia e o lean confia nas pessoas que estão a fazer o trabalho para dizerem como deve ser feito.
Os 5 princípios básicos do Lean