Retenção de Talentos e Diversidade Geracional
Tendo como ponto de partida uma Liderança que promove a melhoria contínua e o ambiente colaborativo, a ética profissional e os Valores da empresa, desenvolvendo
Antes de mais, será vantajoso clarificar a que se refere o termo logística, amplamente utilizado, mas uma área pouco reconhecida e até negligenciada.
A Logística ou Gestão Logística é definida de variadas formas. Tendo como referência, a maior organização mundial de profissionais e académicos da área, o Council of Supply Chain Management Professionals (CSCMP, 2010) que define como a parte da Cadeia de Abastecimento que é responsável por planear, implementar e controlar o eficiente e eficaz fluxo direto e inverso e as operações de armazenagem de bens, serviços e informação relacionada entre o ponto de origem e o ponto de consumo de forma a ir ao encontro dos requisitos/necessidades dos clientes.
A mesma organização define as Atividades Logísticas como incluindo a gestão do inbound e do outbound, em termos de transporte (de entrada e saída), gestão da frota, gestão da armazenagem, gestão de materiais e seu manuseamento, gestão da resposta a encomendas, desenho da Rede Logística, gestão de inventários, planeamento do abastecimento e da procura e gestão dos prestadores de serviços Logísticos.
Nesta introdução já é percetível a abrangência e dimensão desta área de gestão, e da impossibilidade de passar por todas as áreas num artigo apenas, quando existem livros bem completos e extensos sobre o assunto.
Dependendo das especificidades das empresas e da maior ou menor extensão com que é encarada, a Logística ou Gestão Logística inclui atividades de outsourcing e de procurement, o planeamento e programação da produção, a embalagem, a assemblagem (montagem) e o serviço ao cliente. Esta área está envolvida em todos os níveis de planeamento e execução – estratégico, táctico e operacional. É integradora e coordenadora, procurando melhorar as atividades Logísticas e integrar a Logística com as demais funções da empresa, entre elas o marketing, as vendas, a produção, a área financeira e as tecnologias da informação.
Após esta contextualização, seguiremos neste texto com uma abordagem geral da Logística e do Aprovisionamento, também conhecido como Compras.
Vale a pena conhecer um pouco da história da Logística. De uma forma muito resumida, a logística empresarial foi inspirada em táticas usadas nos campos de batalha durante a Segunda Guerra Mundial.
Para vencer as batalhas, os generais montavam esquemas complexos para transportar e armazenar armas e suprimentos.
Quando a guerra terminou, havia uma grande disputa no mercado por mercadorias e formas mais eficientes de distribuí-las.
E foi através destas táticas de batalha que as empresas se organizaram para esquematizar o que é Logística.
Em geral, a logística representa 10% do custo do produto, e para os clientes, ela é fundamental para a atribuição de valor da mercadoria.
Somado a isto, temos ainda os fenómenos da globalização e do comércio eletrónico, alavancados em tempos de pandemia, que elevaram a importância da logística para o sucesso empresarial.
Com o desenvolvimento do negócios e o crescimento das empresas, surgem mais desafios:
Como produzir mais em menos tempo?
Como fazer entregas mais rápidas?
Como surpreender positivamente a sua rede de fornecedores e os seus clientes?
Para avaliar a possibilidade de promover melhorias em toda a cadeia logística, é preciso medir bem os custos logísticos. Estes podem ser classificados em:
Não esquecer que, quanto maior for a complexidade da atividade de sua empresa, maiores serão as necessidades de coordenar, de maneira sistémica, os aspetos envolvidos no processo de produção.
Coordenando a gestão de stocks, o transporte, a distribuição, os fornecedores e todos as demais fases de seu processo produtivo, a logística empresarial irá definir e organizar melhor os processos de produção da sua empresa.
Há três aspetos essenciais para uma logística bem sucedida:
Nos dias de hoje, com a globalização da economia, os conhecimentos de logística são de fundamental importância para as empresas.
A seleção de fornecedores logísticos obedece a alguns critérios.
Processo de negociação:
Outros critérios:
As compras devem ser encaradas como uma atividade estratégica e os departamentos devem ser geridos como sendo uma parte importante das empresas.
O termo compras refere-se à obtenção a partir de fontes externas de todos os bens, serviços, competências e conhecimentos que são necessários para a execução e gestão de todas as atividades primárias e de suporte da organização nas condições mais favoráveis.
O processo de compra envolve as seguintes etapas:
Explorando duas destas etapas, a seleção dos fornecedores, colocação e monitorização da encomenda.
Após definição e descrição dos requisitos, o comprador dá início à pesquisa de mercado. Na prática a etapa de seleção de fornecedores desenvolve-se decidindo sobre os seguintes pontos:
O trabalho realizado será pago numa base de preço fixo ou custo reembolsável?
Após acordo de termos e condições do contrato, respetivamente assinado, a encomenda pode ser colocada. Para produtos de rotina poderão ser negociados acordos-quadro, que dão cobertura à satisfação das necessidades durante um período de tempo mais longo. A encomenda deve ser clara e específica relativamente às informações e instruções que são transmitidas ao fornecedor. De forma a evitar posteriores problemas administrativos e/ou Logísticos, deve conter todos os elementos necessários.
A monitorização da encomenda pode envolver algumas questões, como:
É importante referir que o nível de sucesso das compras e consequentemente da empresa, depende do alinhamento entre as diferentes áreas funcionais.
O envolvimento do departamento de compras depende sempre do projeto em causa e da sua complexidade.
A colaboração com o departamento de compras é observada com maior intensidade através de três departamentos: I&D (Investigação e Desenvolvimento), Produção e Logística.
Num mundo cada vez mais digital, a função Logística assume um papel determinante, incluindo na gestão do fluxo de informação.
Dada a complexidade e abrangência deste assunto, continuaremos a apresentar informação detalhada noutros artigos. Apreciamos sempre a sua visita, no entanto, ao subscrever a newsletter irá receber a informação e atualizações diretamente no seu e-mail.
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O Balanced Scorecard Conceito e Características Na sequência de um estudo encomendado em 1990 por 12 grandes empresas norte-americanas, no intuito de ser desenvolvido um
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