Vale a pena conhecer um pouco da história da Logística. De uma forma muito resumida, a logística empresarial foi inspirada em táticas usadas nos campos de batalha durante a Segunda Guerra Mundial.
Para vencer as batalhas, os generais montavam esquemas complexos para transportar e armazenar armas e suprimentos.
Quando a guerra terminou, havia uma grande disputa no mercado por mercadorias e formas mais eficientes de distribuí-las.
E foi através destas táticas de batalha que as empresas se organizaram para esquematizar o que é Logística.
Em geral, a logística representa 10% do custo do produto, e para os clientes, ela é fundamental para a atribuição de valor da mercadoria.
Somado a isto, temos ainda os fenómenos da globalização e do comércio eletrónico, alavancados em tempos de pandemia, que elevaram a importância da logística para o sucesso empresarial.
Com o desenvolvimento do negócios e o crescimento das empresas, surgem mais desafios:
Como produzir mais em menos tempo?
Como fazer entregas mais rápidas?
Como surpreender positivamente a sua rede de fornecedores e os seus clientes?
Para avaliar a possibilidade de promover melhorias em toda a cadeia logística, é preciso medir bem os custos logísticos. Estes podem ser classificados em:
- Produtos, armazenagem e transporte;
- Capital;
- Coordenação do processo, que vai desde o fabrico até à disponibilização da mercadoria no ponto de venda;
- Variações entre o previsto e o real, gerados pela complexidade e sua gestão.
Não esquecer que, quanto maior for a complexidade da atividade de sua empresa, maiores serão as necessidades de coordenar, de maneira sistémica, os aspetos envolvidos no processo de produção.
Coordenando a gestão de stocks, o transporte, a distribuição, os fornecedores e todos as demais fases de seu processo produtivo, a logística empresarial irá definir e organizar melhor os processos de produção da sua empresa.
Há três aspetos essenciais para uma logística bem sucedida:
- Investimento em comunicação eficiente: quanto melhor a comunicação entre os diversos membros da cadeia logística, melhores as oportunidades de melhoria de desempenho e de fluidez da operação. Antes de implementar processos, consulte os seus funcionários para avaliar quais seriam os melhores mecanismos e como melhorar os processos.
- Um plano B: problemas podem acontecer, e uma série deles não podem ser controlados. Assegure-se que tem alternativas para garantir bons resultados.
- Controlo do processo: a troca de informações e uma boa comunicação são essenciais neste ponto. É preciso que esteja bem informado: meça resultados, entenda possíveis problemas e faça registo dos seus resultados para acompanhá-los diariamente. Procure verificar o que a sua empresa está a acertar e onde está a falhar, buscando soluções para otimizar o processo produtivo.
Nos dias de hoje, com a globalização da economia, os conhecimentos de logística são de fundamental importância para as empresas.