Onde entram as neurovendas nesta abordagem?
As estratégias de neuromarketing permitem identificar juntamente com as neurovendas, quais são as dores do cliente, a linguagem que aquele público-alvo entende, as motivações que o levam a comprar determinado produto ou serviço. Em neurovendas, a abordagem é mais imediata, emocional ou irracional, porém de forma simples, objetiva, que foque em benefícios e não em características do produto ou serviço.
Caso contrário, todos os esforços de trazer o cliente ou o prospect até à porta da loja ou estabelecimento serão em vão. O cliente vai interessar-se, porém, vai comprar o produto na concorrência. Esta necessidade e desfecho poderão ter sido influenciadas por si, daí a importância de uma estratégia de neuromarketing estar alinhada com a estratégia de neurovendas e vice-versa.
Neuromarketing versus Neurovendas
O neuromarketing permite conhecer:
- O comportamento de consumo
- O processo de tomada de decisão
- As emoções
- Inúmeras variáveis na escolha de um produto ou marca
Com as metodologias aplicadas permite analisar o que acontece no inconsciente do cérebro, identificando, através de pesquisas, os estímulos que ativam determinadas áreas cerebrais. Algumas das áreas mais importantes são as que representam a atenção, memória e interação.
Quem trabalha com vendas pode beneficiar da aprendizagem proporcionada pelo neuromarketing. E, é neste contexto que entra o conceito de neurovendas.
Trata-se da prática de usar os conhecimentos neurocientíficos de modo a melhorarmos os processos de vendas. Desse modo podemos também desenvolver novas oportunidades de mercado.
É importante realçar que estas técnicas não são uma fórmula mágica, capaz de hipnotizar os consumidores para que estes comprem.
Na prática, a aplicação da metodologia visa auxiliar um bom vendedor a persuadir os clientes mostrando-lhe as reais vantagens dos produtos e serviços que a empresa oferece.
O neuromarketing e as neurovendas complementam-se e caminham lado a lado, para perceber o comportamento de consumo. O objetivo da sua análise é melhorar as estratégias de marketing e vendas.
A neurociência no processo de tomada de decisão
Na década de 70, o neurocientista Paul MacLean criou a chamada teoria do cérebro trino. Esta divide o cérebro em três grandes áreas com funções bem definidas.
Compreender estas áreas é fundamental para perceber o processo de tomada de decisão do consumidor durante a compra.