2 – Nível da Liderança – capacidade de alinhar a equipa em torno da execução dos planos, dos projetos e das visões (de forma consistente):
A) Alavancagem pela Cultura da empresa
A cultura da empresa é um dos aspectos mais críticos do sucesso da empresa e não é devidamente atendida pelos empresários.
Todas as empresas têm uma cultura substabelecida por defeito (a forma como as pessoas se comportam naquele ambiente)
Colaboradores desmotivados, pouco envolvidos, fraca performance, de imediato sabemos que estamos perante uma pobre cultura decorrente da fraca liderança.
A cultura não se cria, trabalha-se diariamente, é uma conversa que nunca acaba sobre os comportamentos a estimular e os comportamentos que não são aceitáveis.
Se a cultura se mede ou se avalia a forma como as pessoas se comportam naquele ambiente os resultados vêm exatamente daí. Não há uma boa empresa com uma fraca cultura.
B) Alavancagem pela Estrutura
Identificar uma oportunidade entre o que o mercado tem e que gostava de ter e identificar os obstáculos a fazer esse caminho.
Ter a oportunidade e não ter a estrutura é caótico.
A estrutura é a máquina, o organograma, um conjunto de pessoas organizadas,em que cada uma sabe o que tem que fazer e atingir.
Um conjunto de processos que foram predefinidos e que as pessoas sabem que têm que operar.
São os dashboards, os KPIs, a forma de monitorizar e medir o desempenho da equipa e que promovem a melhoria contínua.
É toda a organização, sistematização e automação.
Depende da organização, da estrutura, a capacidade de alavancar. Depende como os recursos estão alocados (pessoas, tempo, dinheiro). Tudo aquilo que permite produzir cada vez mais com cada vez menos. O que permite fazer o trabalho uma vez, registar a forma como é feito para que possa ser realizado por outras pessoas, e o empresário possa ser remunerado por isso para sempre.
Dividir para multiplicar!
Passa igualmente pela criação de lideranças intermédias – a capacidade de liderar diretamente é limitada ao número de pessoas. A desmultiplicação em cascata permite alavancar através dos outros (tempo, capacidades, competências, network, etc.)
C) Alavancagem por Consistência – permite que o sistema opere com performance, rigor e disciplina todos os dias. Que as pessoas estejam diariamente a fazer a coisa certa, da forma certa e no momento certo.
Ser consistente no serviço ao cliente, na forma como produzimos, na forma como entregamos, como lidamos com reclamações, na forma como gerimos os processos internos, como lidamos com os colaboradores, como tomamos decisões
Uma das coisas que o que o mercado mais preza é a nossa consistência!
D) Alavancagem por Sistemas
Promover processos previamente definidos para 80% das atividades que se operam na empresa.
Tudo o que é rotineiro seja feito duma forma que anteriormente foi processualizada, sistematizada. Os sistemas dão-nos consistência dos processos, garantindo que são cumpridos sempre da mesma forma.
É essa sistematização que vai permitir que o empresário vá subindo no organograma e dedicando cada vez mais tempo, às tarefas de maior valor acrescentado e cada vez menos tempo às tarefas operacionais
É essa sistematização que permite alavancar da forma mais acentuada, que é a delegação – a entrega de tarefas a outras pessoas para que possa passar de operador a gestor, de auto empregado a empresário. Tudo depende da capacidade de criar um sistema que seja seguido.
Há uma linha ténue entre sistematizar para otimizar ou sobresistematizar, pois o excesso de sistematização mata o envolvimento das pessoas, cria alienação, mata a criatividade, desmotiva as pessoas e esvazia-as da sua energia.
Sistematização tem que ser suficiente para que possamos delegar, mas não pode ser demasiado para que não prejudique o crescimento da empresa.
Sistemas vs Flexibilidade
Às vezes mais do que a sistematização, do que um sistema muito rígido, uma boa cultura garante consistência e boa interação com cliente e bons resultados.
E) Alavancagem pela Comunicação
Pela comunicação conseguir tocar e mobilizar as pessoas, inspirá-las, energizá-las. Trabalhar a comunicação de uma forma efetiva e eficaz, fazer com que os outros vejam aquilo que antes não viam, não entendiam, que descubram dentro de si recursos que antes não exploravam.
Capacidade através da comunicação, como usamos as palavras, a linguagem corporal, a emoção com que comunicamos que consiga fazer com que os outros se envolvam e aglutinem em torno dum projeto e ofereçam o melhor de si em torno do objetivo que veem como seu.
Esta alavancagem pela comunicação torna-se crítica e decisiva.
São as decisões que definem o futuro e crescimento da empresa, e as várias formas como conseguimos ganhar tração e desmultiplicação,
Fazer com que as metas e objetivos se concretizem, que se identifique o estádio atual e o estádio desejado, e conseguir mobilizar e trazer as pessoas ao longo desse caminho e com a contribuição de cada elemento da equipa, se consiga retirar o máximo resultado, produtividade e alavancagem.