2) Definir com clareza os Objetivos / Metas / Resultados a atingir (o ponto de chegada).
Um objetivo só é alcançável se for SMART (Especifico, Mensurável, Atingível, Relevante e com data associada), caso contrário é um “sonho/desejo”.
Aconselha-se a metodologia OKR´s que associa indicadores de resultados (key Results) aos objetivos, por forma a garantir que o objetivo é atingido, através da definição de métricas que medem o progresso em relação ao objetivo definido;
3) Identificar os obstáculos que podem surgir no processo (caminho).
Para chegar do ponto atual ao ponto desejado é fundamental antecipar eventuais estrangulamentos e prever como ultrapassá-los;
4) Definir as atividades (ações) a executar (desenvolver):
– O Quê,
– Quem,
– Quando,
– Como,
Garantindo métricas e padrões de execução (Indicadores de desempenho – KPI´s);
5) Analisar a concorrência.
Até que ponto o posicionamento da concorrência abre oportunidades para o nosso negócio;
6) Servir o nosso “nicho” de mercado.
Como nos posicionamos e diferenciamos através da nossa proposta de valor para servir o mercado. Falamos de Segmentação, (re)Target e Posicionamento;
7) Alocação de Recursos – Humanos, Materiais e Financeiros (incluindo alocação do Tempo) às tarefas definidas;