Retenção de Talentos e Diversidade Geracional
Tendo como ponto de partida uma Liderança que promove a melhoria contínua e o ambiente colaborativo, a ética profissional e os Valores da empresa, desenvolvendo
Atualmente, a comunicação – o que dizemos e como dizemos – é um fator determinante no que diz respeito ao sucesso ou insucesso. Esta competência não é inata e por isso, os grandes líderes governamentais, da indústria e da educação recebem formação para melhorar as suas capacidades de comunicar eficazmente com os outros.
Ao melhorar a capacidade de comunicar, pode apresentar com mais eficácia as suas ideias, aos seus colaboradores, colegas, chefe, clientes, família ou amigos. Uma reunião poderá ganhar dinâmica e ser mais lucrativa, mais inspiradora, com motivação extra para cumprir prazos e ultrapassar objetivos.
Como nem todos comunicamos da mesma forma e as características de personalidade e comportamento são diferentes, será determinante saber qual o seu estilo de comunicação dominante e trabalhar os aspetos que podem melhorar resultados.
Quantas vezes já lhe aconteceu dar instruções pormenorizadas, explicar um conceito, descrever procedimentos, parece que foi tudo entendido e mais tarde percebe que afinal não foi compreendido?
Compreender o que foi comunicado é um critério básico de boa comunicação, mas deve igualmente ser aceite pela outra parte.
No contexto de uma empresa, a comunicação assertiva contribui para a redução de conflitos e aumento da produtividade.
A redução de conflitos e melhoria do clima organizacional ocorrem porque as pessoas são sempre tratadas com empatia e respeito, mesmo quando é hora de cobrar resultados ou dar um feedback corretivo, por exemplo.
Toda a equipa fica mais alinhada, motivada e comprometida com os objetivos gerais da empresa
Comunicar de forma assertiva é uma competência indispensável para ser um líder de sucesso.
Pode ser desenvolvida e melhorada, assim como a própria liderança.
Já parou para refletir e analisar a forma como comunica?
A forma de se expressar é predominantemente passiva, agressiva ou assertiva?
Atitudes na Base da Comunicação Assertiva:
Empatia – consiste na capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, procurando compreendê-lo, e pressupõe uma boa capacidade de escuta, bem como uma capacidade de descentração da nossa pessoa.
Adaptabilidade – pressupõe que o comunicador assertivo é aquele que é capaz de se colocar à altura do seu interlocutor (ex. se estamos a falar com crianças ou adultos, se estamos a falar com um familiar ou com um desconhecido).
Autocontrolo – é a nossa capacidade de controlar os nossos sentimentos e emoções negativas de modo a não interferir na relação com o outro.
Tolerância à frustração – relaciona-se com a nossa resistência aos aspetos mais negativos da nossa vida. Nas nossas relações interpessoais é a capacidade de gerir as tensões e conflitos.
Sociabilidade – um comunicador assertivo deve ter prazer em comunicar e relacionar-se com os outros.
Benefícios do comportamento assertivo:
Há quatro fatores que agem, quer sobre o emissor quer sobre o recetor, influenciando o seu comportamento comunicativo, os objetivos da comunicação e a mensagem:
Colaboradores que trabalham com gestores que usam um estilo de comunicação interpessoal assertivo sentem-se mais apoiados. Além disso, essa perceção de apoio aumenta a satisfação com a comunicação e a confiança na organização o que, em contrapartida, reduz o absentismo e melhora o desempenho no trabalho.
Comunicação assertiva e produtividade
Embora o trabalho remoto tenha muitos benefícios, uma desvantagem significativa é o acesso reduzido a sinais visuais essenciais para a comunicação, como expressões faciais, linguagem corporal e tom de voz. A falta de informação pode levar a erros de comunicação e conflitos. Torna-se ainda mais relevante a observação, o acompanhamento e as conversas regulares.
Em alguns países e empresas com experiência e prática de trabalho remoto já foram identificados alguns factos relacionados com o trabalho remoto.
As pessoas que trabalham em casa são mais propensas a relatar que se sentiram deixadas de lado ou evitadas pelos colegas. Trabalhadores remotos também tiveram mais dificuldade em resolver conflitos do que quem trabalhava no escritório.
Felizmente, há muitas coisas que você pode fazer para reverter esses efeitos negativos e gerir melhor a sua equipa remota, incluindo:
O excesso de comunicação durante uma crise é importante para todas as equipas, mas é especialmente importante para aquelas que não se encontram presencialmente. Ao implementar os processos apresentados anteriormente, pode garantir um melhor fluxo de comunicação.
Mantenha-se flexível ao avaliar os estilos de comunicação no ambiente de trabalho dos membros da sua equipa. Nem todos comunicam da mesma forma em todos os momentos. As circunstâncias/contexto, estado emocional influenciam o estilo de comunicação.
Com a identificação adequada dos comportamentos indesejados e uma orientação da gestão, os colaboradores podem aprender a exprimir-se melhor.
Em tempos difíceis, os gestores podem dar apoio modelando o comportamento assertivo, trazendo paz e estabilidade para as suas equipas em momentos de incertezas.
Como pode um líder impulsionar o envolvimento e a produtividade das equipas diante dessas questões?
Não há uma resposta simples, mas existe um caminho, que é descobrir com qual nível de conforto ou desconforto os indivíduos realizam as atividades do dia a dia, o que pode ser feito por meio do uso de ferramentas de análises preditivas.
Perfil pessoal e formas de comunicar
A Análise de Perfil Pessoal (PPA) é uma delas, e a sua base está na Teoria DISC (Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade), que mede as preferências comportamentais e de comunicação das pessoas. Por meio dela, o estilo de trabalho de cada profissional é mapeado em três gráficos: como espera ser percebido pelos outros, comportamento sob pressão e autoimagem.
Os gráficos mostram diferentes formas de comunicação e quais são as mais eficientes para cada tipo de profissional. Por exemplo, para um indivíduo que mostra ter Alta Dominância, a comunicação deve ser breve, pois ele geralmente está envolvido em muitas atividades ao mesmo tempo. Esse profissional normalmente visualiza um quadro geral e é mais focado em resultados do que em tarefas menores.
Já quem tem Alta Influência geralmente é mais expansivo, fala rapidamente e gosta de contar histórias, preferindo comunicar verbalmente. Quem tem Alta Estabilidade geralmente é um bom ouvinte, considerando sempre as necessidades dos outros. Por último, a pessoa com Alta Conformidade concentra-se mais nos factos e detalhes do que no quadro geral. Normalmente avessos a conflitos, são pessoas muito assertivas na sua área de especialização.
Após entender os diferentes tipos de comunicação das pessoas, os líderes podem adaptar a forma como irão pedir ou cobrar resultados dos diferentes profissionais da sua equipa durante o trabalho remoto, procurando formas de garantir a produtividade deles.
Personalidade e produtividade
Terá oportunidade de avaliar e adaptar as suas estratégias, observar, escutar e dar feedback. Não esquecer que as empresas são feitas de pessoas, um ativo que deve ser trabalhado e cuidado diariamente.
Tendo como ponto de partida uma Liderança que promove a melhoria contínua e o ambiente colaborativo, a ética profissional e os Valores da empresa, desenvolvendo
O Balanced Scorecard Conceito e Características Na sequência de um estudo encomendado em 1990 por 12 grandes empresas norte-americanas, no intuito de ser desenvolvido um
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