Atualmente, a comunicação – o que dizemos e como dizemos – é um fator determinante no que diz respeito ao sucesso ou insucesso. Esta competência não é inata e por isso, os grandes líderes governamentais, da indústria e da educação recebem formação para melhorar as suas capacidades de comunicar eficazmente com os outros.
Ao melhorar a capacidade de comunicar, pode apresentar com mais eficácia as suas ideias, aos seus colaboradores, colegas, chefe, clientes, família ou amigos. Uma reunião poderá ganhar dinâmica e ser mais lucrativa, mais inspiradora, com motivação extra para cumprir prazos e ultrapassar objetivos.
Como nem todos comunicamos da mesma forma e as características de personalidade e comportamento são diferentes, será determinante saber qual o seu estilo de comunicação dominante e trabalhar os aspetos que podem melhorar resultados.
Quantas vezes já lhe aconteceu dar instruções pormenorizadas, explicar um conceito, descrever procedimentos, parece que foi tudo entendido e mais tarde percebe que afinal não foi compreendido?
Compreender o que foi comunicado é um critério básico de boa comunicação, mas deve igualmente ser aceite pela outra parte.
No contexto de uma empresa, a comunicação assertiva contribui para a redução de conflitos e aumento da produtividade.
A redução de conflitos e melhoria do clima organizacional ocorrem porque as pessoas são sempre tratadas com empatia e respeito, mesmo quando é hora de cobrar resultados ou dar um feedback corretivo, por exemplo.
Toda a equipa fica mais alinhada, motivada e comprometida com os objetivos gerais da empresa
Comunicar de forma assertiva é uma competência indispensável para ser um líder de sucesso.
Pode ser desenvolvida e melhorada, assim como a própria liderança.
Já parou para refletir e analisar a forma como comunica?
A forma de se expressar é predominantemente passiva, agressiva ou assertiva?