fbpx

Trabalhar o alinhamento do seu Negócio

Trabalhar o alinhamento do seu Negócio

Além da definição de objetivos para si e para a sua empresa, é fundamental perceber e avaliar a forma como está a encarar e desenvolver o seu Negócio. Esta tarefa, a maior parte das vezes não faz parte da rotina de um empresário, empreendedor ou gestor. 

Embora a terminologia da designação profissional seja no masculino, de forma representativa, naturalmente englobamos todos os géneros na nossa comunicação, sem sobrecarregar o texto com variantes das palavras.

Sendo os negócios geridos por pessoas, que tomam decisões, estabelecem contactos, negociam, investem, formam parcerias, etc. muitas das suas características e traços de personalidade, têm influência nos resultados empresariais. Talvez precise de se alinhar também, antes de alinhar o seu negócio.

De que forma está isto interligado?

Comecemos por pensar nas nossas crenças e de como influenciam a nossa vida. Começando pela definição da palavra, usando como fonte a infopedia, obviamente não esquecendo a ligação à fé e crença religiosa. Num sentido mais abrangente, trata-se da “atitude de espírito de quem admite (com grau variável de certeza) uma coisa como verdadeira; uma convicção profunda (em algo) que não deriva de análise racional; opinião adotada com fé e convicção; confiança”.

Se eu acreditar com convicção e confiança que, o dinheiro só serve os poderosos, os que já têm muito, todas as minhas atitudes, pensamentos e ações irão ao encontro desta crença. Se, para mim um chefe ou patrão é a pessoa que manda nos outros e impõe a sua vontade, independentemente do que eles pensam ou sentem, é assim que vou agir. 

Se achar que, já sei o suficiente e é uma perda de tempo aprender outras coisas ou avaliar outras alternativas, a minha perspetiva ficará fechada para o conhecimento, a mudança e inovação. São apenas alguns exemplos do que pode condicionar os nossos resultados.

Impõem-se portanto algumas questões para reflexão. Quais são as suas crenças neste momento? De que forma condicionam a sua forma de pensar? De onde vieram e o que pode e quer fazer para as alterar? Se mudasse as suas crenças a sua vida melhoraria?

Se fizer esta auto-análise com seriedade e consciência, sem julgamentos, certamente chegará a algumas conclusões que ajudarão a entender aquilo que tem sido o seu percurso pessoal, profissional e empresarial. Se precisar, dedique um pouco mais de tempo a esta reflexão. O tempo de pensar é precioso, uma atividade de reduzido investimento e elevado retorno. Se fizer um exercício de memória vai lembrar-se de figuras incontornáveis na história da humanidade, pelos seus feitos baseados em ideias que surgiram em momentos de reflexão, teste e análise. 

Continuando para a próxima etapa. 

Quais são as suas metas? O que pretende alcançar no curto, médio e longo prazo?

É importante definir o que espera concretizar no próximo trimestre, semestre, ano, dois a três anos, cinco e dez anos.

Sintetize e registe as suas metas pessoais e profissionais, pode descrever alguns detalhes como se já tivesse o que deseja.
Descreva três ou quatro ações, que pode fazer neste momento para alcançar as suas metas.
Ordene-as de forma a priorizar o que fará em 1º lugar, em 2º, 3º, etc.

Enquanto líder, como sente que está a sua agilidade mental? Como avalia aspetos, como: motivação, criatividade, emoções, saúde, intuição, lógica?

Onde precisa de colocar mais atenção?

Na empresa, se pensar nas pessoas e equipa que são mais próximas. Tem as pessoas certas, na função adequada, a trabalhar na concretização dos seus objetivos? Como avalia a estabilidade e retenção de talentos na empresa? Existe uma elevada rotatividade de colaboradores?

Algumas atitudes e estratégias podem ajudar a diminuir a taxa de rotatividade de pessoal nas empresas, como:

  •  Oferecer benefícios e planos de remuneração flexíveis
  •  Investir em boas estratégias de Employer Branding
  •  Melhorar a comunicação interna da empresa
  •  Gerir melhor as equipas
  •  Fazer avaliações de desempenho e feedback periodicamente

 

Tenha em mente que, da mesma forma, um nível de rotatividade de 0% também pode não ser bom. Isso porque, por um lado, pode significar que o seu trabalho para reter talentos está a funcionar. Por outro lado, a longo prazo também pode mostrar que a sua empresa não evolui ou se renova.

Ultrapassada a questão da instabilidade dos recursos humanos.

Existe alguma meta coletiva? O que é que a equipa quer realmente? O que gostariam de ser ou ter?

Como está a motivação da equipa para conseguir alcançar as suas metas?

Estas metas devem ficar registadas num local onde todos as vejam. Como equipa imaginem como se sentiriam se já as tivessem alcançado.

Quais são as ações individuais para que as metas se concretizem? Deverá priorizar a ordem pela qual serão executadas. Cada elemento da equipa, com o conhecimento das suas funções e responsabilidades, assumirá as tarefas definidas para cumprimento dos objetivos empresariais.

Reveja diariamente as suas metas e objetivos, para que as suas ações ocorram no sentido dos resultados que espera.

Sem o alinhamento certo, pode ter um sem número de objetivos, mas se não os comunicar aos outros e avaliar de que forma e com quem os vai concretizar, analisando também o seu papel e responsabilidades, enquanto líder e gestor, sentirá o peso e efeito da frustração.

A direção certa

Workshop Planeamento a 90 dias

Como construir e implementar um verdadeiro Plano de Ação do Negócio em 5 Passos: - Onde Estou?; Onde Quero Chegar?; - O Contexto Atual; - O Plano de Ação; - A execução do Plano

Outros Recursos

Plano Ação Negócio a 90dias

Neste Webinário terá acesso às ferramentas e conhecimento certos, e ao processo simples (não fácil) para trabalhar e adquirir verdadeiros hábitos de Planeamento para fazer crescer o seu negócio

Tome as Rédeas do Seu Negócio

Pretende-se com este e-book desconstruir o Plano de Ação do Negócio, através dum Processo e Ferramentas que vão permitir construir e implementar um verdadeiro Plano de Ação Base para que definitivamente deixe de ser levado pelo seu negócio, agindo de forma reativa e instintiva, e passe a comandar de forma proativa e decidindo o rumo, de acordo com o que quer e como quer!

Ler Mais »

Indicadores Financeiros

Quando se fala de indicadores financeiros, habitualmente evita-se o assunto e remete-se para especialistas de contabilidade e finanças. De facto, estes profissionais são amplamente entendidos na matéria. Isso não implica que não acompanhe e saiba o que lhe dizem os seus números. Para que possa aproximar-se sem medo ou hesitações, de documentos que habitualmente evita, o objetivo deste ebook é simplificar alguma informação, para que fique no controlo da situação e tome decisões sem receios e com algum conhecimento.

Ler Mais »

Os Nossos Programas

Oferta Formativa

Mentoria

De mão dada consigo
Saiba Mais

Cursos

O conhecimento certo
Saiba Mais

Workshops

A direção certa
Saiba Mais

Receba Gratuitamente o E-book – “Tome as Rédeas do Seu Negócio”

Inscrição

Não perca a oportunidade

O próximo Webinário: 

A Revolução industrial 5.0 – Os novos desafios das Vendas, da Gestão e Liderança

 decorre nos dias 13 e 14 de abril.
As inscrições estão abertas. Deixe os seus dados e receba informação exclusiva!