Trabalhar o alinhamento do seu Negócio
Além da definição de objetivos para si e para a sua empresa, é fundamental perceber e avaliar a forma como está a encarar e desenvolver o seu Negócio. Esta tarefa, a maior parte das vezes não faz parte da rotina de um empresário, empreendedor ou gestor.
Embora a terminologia da designação profissional seja no masculino, de forma representativa, naturalmente englobamos todos os géneros na nossa comunicação, sem sobrecarregar o texto com variantes das palavras.
Sendo os negócios geridos por pessoas, que tomam decisões, estabelecem contactos, negociam, investem, formam parcerias, etc. muitas das suas características e traços de personalidade, têm influência nos resultados empresariais. Talvez precise de se alinhar também, antes de alinhar o seu negócio.
De que forma está isto interligado?
Comecemos por pensar nas nossas crenças e de como influenciam a nossa vida. Começando pela definição da palavra, usando como fonte a infopedia, obviamente não esquecendo a ligação à fé e crença religiosa. Num sentido mais abrangente, trata-se da “atitude de espírito de quem admite (com grau variável de certeza) uma coisa como verdadeira; uma convicção profunda (em algo) que não deriva de análise racional; opinião adotada com fé e convicção; confiança”.
Se eu acreditar com convicção e confiança que, o dinheiro só serve os poderosos, os que já têm muito, todas as minhas atitudes, pensamentos e ações irão ao encontro desta crença. Se, para mim um chefe ou patrão é a pessoa que manda nos outros e impõe a sua vontade, independentemente do que eles pensam ou sentem, é assim que vou agir.
Se achar que, já sei o suficiente e é uma perda de tempo aprender outras coisas ou avaliar outras alternativas, a minha perspetiva ficará fechada para o conhecimento, a mudança e inovação. São apenas alguns exemplos do que pode condicionar os nossos resultados.